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O preenchimento completo e detalhado deste documento guiará nossa equipe para validar os objetivos, restrições, as premissas, prazos, detalhes e documentos referentes ao projeto, as especificações, o cronograma, os recursos, e outras questões afins. Portanto, preencha o máximo de detalhe em todos os campos.

ANÁLISE SWAT

Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e também é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.

É uma ferramenta de planejamento estratégico na gestão de projetos, usada para analisar cenários e embasar a tomada de decisões. Ela costuma ser usada pelas empresas antes de implementar algum projeto de impacto para o negócio.

A análise proporciona um diagnóstico completo da situação da própria empresa e dos ambientes que estão no seu entorno, de maneira que ajude a correr menos riscos e aproveitar as oportunidades.

Essa análise tem por objetivo fazer um diagnóstico do seu negócio, quais aspectos afetam a sua empresa positivamente ou negativamente e se eles estão sob seu controle ou não.

FORÇA

Quais são suas vantagens?
O que você faz bem?
Quais recursos você tem?

Fraquezas

O que você não faz ou faz mal?
Seus recursos estão sendo suficientes?
A comunicação está adequada?

Oportunidades

Quais são as melhores oportunidades em um futuro próximo?
Quais são as tendências do mercado?
Qual a melhor época para promover seu produto ou serviço

Ameaças

Quais obstáculos financeiros você irá enfrentar?
Que novas tecnologias podem afetar seu negócio?
Quais podem ser as mudanças promovidas pelos seus concorrentes?

O que é benchmarking?

O benchmarking é uma das mais relevantes estratégias para aumentar sua eficiência. Em tradução livre, pode ser traduzido como “ponto de referência”. Trata-se um minucioso processo de pesquisa que permite aos gestores compararem produtos, práticas empresariais, serviços ou metodologias usadas pelos rivais, absorvendo algumas características para alçarem um nível de superioridade gerencial ou operacional.

O benchmarking encoraja as empresas a pensarem além de suas limitações, a buscarem fatores-chaves que aumentem exponencialmente sua competitividade.

É importante ressaltar que não se trata de uma simples imitação, espionagem ou cópia, mas da capacidade em enxergar as melhores práticas e adequá-las às peculiaridades de sua companhia. Se você tem uma padaria rústica e baixos resultados, mas sabe que no bairro vizinho existe uma concorrente cheia de glamour, com filas quilométricas a qualquer hora do dia e resultados robustos, ao buscar entender seus métodos e incorporá-los à sua padaria, você estará, de maneira inconsciente, fazendo benchmarking.